28 de maio de 2020

Dobradinha

Por Edwin

A dobradinha é um dos pratos mais antigos do Brasil. Aprendemos a fazê-la com os colonizadores portugueses. Eles introduziram a receita no século 16, quando chegaram. Trata-se de comida medieval, apreciada em muitos países europeus. Dobradinha é o nome dado, em culinária, ao bucho de animais, em especial do boi, cozido em pequenos pedaços com grande variedade de condimentos e acompanhamentos.

Ingredientes:

1,5 kg de dobradinha
500 g de lingüíça calabresa cortada em pedaços
300 g de bacon
1/2 copo de azeite de oliva
1,5 kg de feijão branco
1 copo de salsinha picada
1 pitada de noz-moscada
10 cebolas pequenas
2 dentes de alho
1 copa de vinho branco seco
10 tomates sem pele e bem picados
2 cenouras cortadas em rodelas
1 folha de louro
Pimenta vermelha a gosto
sal a gosto

Modo de Preparo:

Lave bem a dobradinha com água e vinagre por duas vezes, depois leve-a ao fogo com água e algumas fatias de limão. Deixe ferver por 10 minutos. Troque a água e o limão e repita o processo por três vezes. Enxágüe e deixe de molho de um dia para o outro em água com vinagre e limão. No dia seguinte, enxágüe com água pura deixe escorrer e tempere a gosto.
Em uma panela de pressão cozinhe o feijão branco. Em outra panela, frite a cebola em rodelas no azeite, junte o alho e deixe dourar, depois acrescente o tomate e a cenoura deixando fritar um pouco. Jogue o vinho e a dobradinha deixando-a fritar por alguns minutos, em seguida acrescente o louro e a noz-moscada, cubra a dobradinha com água quente e deixe cozinhar até ficar bem macia.
Em uma frigideira frite a lingüiça calabresa e o bacon e reserve. Quando o feijão e a dobradinha estiverem cozidos junte-os, acrescente a lingüiça calabresa e o bacon, acrescente a salsinha.