6 de setembro de 2020

Armazém da Saúde: dicas saudáveis na palma da mão

Por Edwin

Que tal aprender mais sobre como suas compras podem se tornar práticas e saudáveis com a ajuda de um aplicativo?

Você sabia que manter alimentação saudável, peso corporal adequado e prática de atividade física estão entre as principais formas de se prevenir o câncer? Tendo essa informação como pano de fundo, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) desenvolveu o aplicativo Armazém da Saúde.

A ferramenta funciona como uma espécie de “mercado virtual”, cujo objetivo é fazer com que o usuário simule suas compras habituais de alimentos. A partir das escolhas feitas, ao final das compras, o aplicativo fornece informações sobre os itens comprados e, se for o caso, oferece sugestões de como o usuário pode ter uma alimentação mais saudável.

De uma forma bem lúdica, o aplicativo é ainda uma boa opção para quem não sabe por onde começar o planejamento das compras com escolhas mais saudáveis. Além disso, a ferramenta ainda oferece alguns desafios e missões para promover a adoção de novos comportamentos no dia a dia do usuário. 

Como funciona o aplicativo?

Na aba de práticas e missões estão disponibilizadas algumas tarefas que podem ser executadas a longo prazo como, por exemplo, estipular para o usuário um período de 5 dias, pelo menos, sem consumir alimentos provenientes de lojas fast food. Vale lembrar que, ao se cadastrar no aplicativo, o usuário ganha um avatar que indica o seu nível, seu índice de força e sua experiência. Quando uma missão é completada com sucesso, o índice de experiência aumenta.

Na aba de desafios, alguns jogos estimulam o usuário a reconhecer  os alimentos de acordo com o seu nível de processamento, conforme classifica o Guia Alimentar para a População Brasileira: alimentos in natura, minimamente processados, processados, ultraprocessados e ingredientes culinários.

Na aba do armazém, o usuário pode realizar “compras” e os itens ficam armazenados em um estoque virtual, que pode ser acessado a qualquer momento. Lá dentro, o usuário pode ter acesso a informações específicas sobre o item selecionado e orientações para a prática de uma alimentação saudável.

Além dessas funções dinâmicas, o aplicativo ainda disponibiliza diversas receitas que levam como base alimentos das diferentes regiões do Brasil. Para deixar ainda mais interessante, a plataforma permite que a busca seja filtrada por ocasião como, por exemplo, “almoço em família”, “piquenique”, “jantar com os amigos” e por aí vai.

Segundo o INCA, o Armazém da Saúde trata-se de uma atividade interativa que visa disseminar informações sobre a alimentação, com base nas recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira, além de estimular comportamentos alimentares saudáveis e prevenir o aparecimento das doenças crônicas não transmissíveis, como o câncer.

Fonte: Saúde Brasil