6 de setembro de 2020

4 brotos comestíveis para incluir na sua alimentação diária

Por Edwin

Com muitos benefícios a oferecer, alimentos podem fazer parte de omeletes, sucos, saladas e muito mais

Consumidos frequentemente na culinária oriental, os brotos comestíveis podem compor preparos leves e saborosos, como sopas, sanduíches, saladas e buddha bowls. Mas, por trás da delicadeza, esses alimentos escondem um forte poder nutricional: eles são ricos em vitaminas e minerais.

Um estudo publicado pelo Asian Journal of Pharmaceutical and Clinical Research apontou que os brotos comestíveis contêm menos calorias, são excelentes fontes de nutrientes e crescem facilmente em qualquer habitação, independentemente de solo ou luz solar.

Quer saber quais são os principais tipos de brotos que você pode experimentar? Listamos alguns deles a seguir, confira:

Conheça 4 brotos comestíveis

Eles podem fazer parte da sua alimentação diária.

Cambuquira

Também chamados de brotos de abóbora, são uma boa fonte alternativa de ferro segundo um estudo da Embrapa. Essa plantinha pode fazer parte de omeletes, massas e sopas, sendo consumida até empanada. Dá para cultivar em quase todas as regiões do Brasil.

Broto de bambu

Pode ser usado como acompanhamento em forma de conserva e picles. Também é utilizado no preparo de biscoitos e até cervejas. Um estudo de revisão do Critical reviews in food science and nutrition revelou que os brotos de bambu possuem alto teor de proteína, fibra moderada e menos teor de gordura. Eles ainda são ricos em aminoácidos essenciais e selênio, um potente antioxidante, além de potássio, um mineral para a saúde do coração.

Brotos de alfafa

Diferentemente do sabor do seu vegetal, que é mais amargo, o broto de alfafa é mais leve e menos calórico. Pode ser usado no preparo de sucos e infusões, e também oferece benefícios à saúde. Um estudo do Journal of Translational Science comparou seus efeitos com os do broto do brócolis na saúde do homem, e descobriu que sua ingestão pode ser aliada do aumento dos níveis plasmáticos de hormônios andrógenos na saúde masculina.

Brotos de girassol

De acordo com a pesquisa do Asian Journal of Pharmaceutical and Clinical Research, os brotos de girassol são uma variedade de germinação de sementes bastante nutritiva. Também são ricos em várias vitaminas e minerais, bem como aminoácidos, ácidos graxos e fibras.